Ciclo dos imóveis revela que agora é o melhor momento para investir

Entenda o ciclo dos imóveis e suas 4 etapas: Recuperação, Expansão, Excesso de oferta e Recessão.

Por Lilian Sartorio

Analisar o mercado imobiliário de maneira crítica e entender o ciclo que rege a formação dos valores dos empreendimentos são maneiras confiáveis de investir no momento certo: e ele está acontecendo agora. O Brasil sofreu uma contração cíclica causada pela recessão, assim como aconteceu após as recessões de 2003 e 2009. Esse fato deve ser seguido por um reaquecimento do mercado imobiliário à medida que a confiança e a economia se recuperarem e a oferta de crédito voltar a se expandir, começando pela recuperação de preços, seguida em um segundo momento pela recuperação do volume de vendas e, em um terceiro, de novos lançamentos.

Através da compreensão deste ciclo é possível estruturar melhores estratégias de investimentos sem despender capital erroneamente. O economista Richard Rytenband explica de forma simplificada as etapas que o compõem:  Recuperação, Expansão, Excesso de Oferta e Recessão.

Recuperação
Etapa que se inicia logo após o fim de um ciclo de baixa e inaugura o novo ciclo de alta. Há uma retomada da atividade econômica, e por consequência do setor de construção, e uma queda no patamar dos imóveis vagos (taxa de vacância).
Apesar da melhora, o sentimento em relação ao setor é negativo e pairam desconfianças sobre a possibilidade de o ciclo de baixa ter se encerrado.

Expansão

Nesta etapa os astros se alinham e tudo conspira a favor da alta dos imóveis.
Aumento da renda, do emprego, incentivo ao crédito imobiliário reduzem o número de imóveis vagos e incentivam o setor de construção.
Os preços dos imóveis sobem rapidamente, e atraem atenção da mídia, que alimenta ainda mais otimismo com o setor.

Excesso de oferta

O preço dos imóveis começa a se estabilizar nesta etapa, ao mesmo tempo que o número de imóveis vagos aumenta e a atividade de construção desacelera. Ao contrário do que seria racional, o sentimento otimista é ainda maior que na fase da expansão, com uma confiança que o ciclo de alta está longe do fim.
Porém é nesta etapa que se inicia o novo ciclo de baixa.

Recessão
A realidade vem à tona, com a queda na renda, emprego, restrições ao crédito imobiliário e o excesso de oferta de imóveis no mercado.
O descompasso entre oferta e demanda por imóveis pressiona o preço dos imóveis e aumenta o pessimismo em relação ao setor.

É nítido notar que o país vive a etapa da recessão. Na opinião do também economista Ricardo Amorim, a oportunidade para quem quer investir no mercado imobiliário está em posicionar-se antes que estas tendências de recuperação se concretizem e sejam claras para todos. De acordo com ele, já há vários sinais nesta direção, mas a maioria ainda não se deu conta disso. Nos últimos meses, a confiança de empresários de todos os setores da economia e de consumidores têm subido de acordo com os indicadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fecomércio e outros. Alguns setores já têm até mostrado uma incipiente recuperação. Por conta da queda da inflação, a taxa de juros começará a cair ainda neste ano e, provavelmente, continuará em queda ao longo do ano que vem e do próximo, trazendo novamente a taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic)  para patamares de um dígito, estimulando as instituições financeiras a oferecerem maior volume e condições mais atraentes para o crédito imobiliário, o que expandirá a procura por imóveis tanto comerciais quanto residenciais.

Em nossa região a disponibilidade de imóveis para investimento imediato é abundante. Com valores que permeiam entre o médio e o alto padrão, o Guia Cenário elencou as melhores opções do mercado que podem convergir em excelência de negócios posteriormente ao período de recuperação indicado no ciclo dos imóveis. Conheça:

Absolut Residencial

Altos do Varvito

Campos de Santo Antônio II

Mont Royal

Parque Solar dos Pássaros

Parque Ytu Chapada

Residencial Jardim Botânico

Residencial Santorini

Residencial Vila Martins

Residencial Vila Murano

Residencial Vila Poente

Terras de São José II

Una

Vida Real

Vila dos Eucaliptos Residencial

Villas do Golfe

%d blogueiros gostam disto: