Momento bom para alugar

IGP-M tem deflação e favorece condições melhores aos locatários

O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) de maio ficou negativo em 0,93%, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em maio de 2016, o recuo era de 0,82%.

O indicador de movimento dos preços é calculado mensalmente pela FGV e divulgado ao final de cada mês de referência. Atualmente, ele é o índice de referência utilizado para o reajuste dos aumentos dos contratos de aluguéis.

Em 2017, a taxa registra recuo de 1,29%. Para o mês de junho é possível que a taxa acumulada fique negativa. O banco Fibra espera para junho deflação de 1,22% no acumulado em 12 meses.

Já para o segundo semestre, mesmo que pare de cair, o IGP-M se manterá num patamar baixo, encerrando 2017 abaixo de 2%. Além de utilizado como referência para a correção de valores do aluguel, o IGP-M também corrige contratos como os de energia elétrica.

O índice considerado para o reajuste dos aluguéis é o acumulado em 12 meses. Mesmo com a desaceleração da taxa, o que ameniza os reajustes, o nível de endividamento das famílias ainda é alto pelo desemprego.

A desaceleração é boa, mas seria melhor se a taxa de desemprego estivesse baixa. Mas o momento para alugar imóveis é bom, afinal, com as famílias sem dinheiro, há muitos imóveis vazios e os preços iniciais de aluguel caem.

Pela crise, muitos imóveis estão fechados há muito tempo, gerando despesas aos seus proprietários. Isso faz com que os proprietários também sejam mais maleáveis na hora de fechar o contrato.

As locações começam a impulsionar o mercado imobiliário, que reage e está otimista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: