Respirando novos ares

“A arte de virar o jogo no segundo tempo da vida”, livro de Bob Buford, marcou a vida de Luiz Lyra Villas Boas, médico veterinário que, por mais de 30 anos exerceu funções executivas em grandes multinacionais da indústria veterinária. Contudo, a vida em São Paulo e as exigências e compromissos de sua carreira começaram a ser repensados. Luiz decidiu realizar o sonho de ter seu próprio negócio e escolheu Itu para esta guinada profissional e pessoal.

Como era sua vida antes de chegar a Itu?

Trabalhei por 32 anos na indústria veterinária, morei em várias cidades, dentre elas Campinas e São Paulo. Em São Paulo foram 17 anos seguidos. O trabalho sempre foi algo a que me dediquei inteiramente; minha rotina era sempre cheia de viagens e compromissos. Trabalhei em multinacionais que foram se fundindo e conciliar vaidades, trabalho em equipe de duas empresas te exige bastante. Gastava muito tempo em aeroportos e durante viagens de negócios. No trânsito, perdia todos os dias cerca de 1h30m dentro do carro, na capital, para percorrer os sete quilômetros até a minha casa. Ao invés de ouvir minhas músicas na rádio, buscava informações sobre o trânsito. Outras situações como medo de assalto e sequestros relâmpagos também me faziam repensar essa rotina.

Como foi a decisão de deixar a vida de executivo na capital e ter um negócio próprio em Itu?

Sempre pensei em ter um negócio próprio, para justamente dar sentido a minha vida antes de me aposentar. Comecei a elaborar um plano B, a repensar atitudes. A “corrida atrás do ouro” em que eu vivia não é saudável, são escolhas que nos exigem abrirmos mão da vida pessoal, de momentos em família e lazer. Numa viagem de férias em Recife, em 2016, lí o livro “A arte de virar o jogo no segundo tempo da vida”, de Bob Buford, e amadureci ideias. Uma irmã que mora em Itu com a família também me sugeriu abrir meu negócio na cidade. Ví que a localização era boa, pela região, e estudei o mercado, o local onde abriria minha empresa. Foi aí que me empenhei e em pouco tempo, abri minha loja. Foram dois meses da data em que peguei as chaves do imóvel até a inauguração.

Como tem sido a rotina profissional e pessoal em uma cidade do interior? Está atendendo suas expectativas?

Como médico veterinário, abri meu negócio na área em que tenho paixão. É um sonho realizado para a segunda metade da minha vida. A “Villas Pet Center” é um centro de bem estar animal. Já comecei a loja oferecendo ao público o melhor em produtos veterinários, rações e serviços para cães, gatos, cavalos, coelhos, pássaros e outros. Faço tudo com muito amor e acredito que o atendimento faz toda a diferença. Recebemos aos sábados os clientes em nossa loja com um café especial. Em breve, teremos o serviço de estética canina e consultório num espaço ao lado de nossa atual loja. Estou conseguindo conciliar minha vida profissional com a pessoal; ganhei tempo, saúde física e mental. Aos domingos, venho abrir a loja andando de bicicleta, tenho mais tempo para o lazer, para leituras, enfim, mais tranquilidade. Hoje até desenvolvo outros projetos que antes não conseguia. 

Você acredita que valeu a pena mudar de estilo de vida? Como definiria sua vida hoje?

O que posso dizer é que hoje sinto satisfação. Todas as escolhas que fazemos na vida, todas elas têm um preço a se pagar. Basta fazermos a seguinte pergunta para nós mesmos “Isso está te fazendo bem?”. Se a resposta for sim, então você está no caminho certo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: