Permuta: uma maneira de investir em novos negócios

A instabilidade econômica impulsionou uma velha prática de mercado, mas pouco usada no setor imobiliário: a permuta. Muitas pessoas possuem interesse em realizar novos negócios na área imobiliária, mas sem passar por uma alta descapitalização.

Conversamos com a corretora Angela Cristina que explica um pouco mais sobre as vantagens desse modelo de negócio.

Ao falarmos em permuta muitas pessoas acreditam que não se trata de um bom negócio.

GC: Quais as vantagens de quem opta por esse tipo de negociação?

AC: Uma das principais vantagens realmente é a redução do valor em dinheiro a ser investido no imóvel. Para o vendedor do imóvel de maior valor, a vantagem principal é ampliar a possibilidade de fazer negócio em menos tempo. Assim, ele terá um imóvel mais barato e com mais liquidez, diminuindo a quantia em dinheiro imobilizada, com a opção de moradia ou disponibilizá-lo para locação.

O proprietário do imóvel mais barato não precisa se preocupar em colocar o bem à venda e ter que aguardar o tempo necessário que não há como determinar. Ele diminui o valor em dinheiro que necessitará para repassar ao “vendedor”, seja à vista ou financiado.

Quando não há recebimento de torna (diferença em dinheiro), os dois envolvidos ficam livres de pagar Imposto de Renda (IR). Nos casos de reembolso, apenas o ganho de capital será tributável.

GC: A permuta ocorre principalmente em casos onde os interessados possuem interesse em comum pela localização dos imóveis. Você já realizou algum negócio com esse perfil?

AC: Sim, os interesses são muito mutáveis, a família cresce, os filhos vão morar sozinhos ou muda-se o perfil de atributos desejados no imóvel. Procuram-nos para viabilizarmos essas mudanças, por esses motivos temos como máxima do escritório: “Encontramos o imóvel que você procura”, que precisa atender as expectativas dos dois lados.

GC: Do ponto de vista de documentação, existe algum cuidado especial que envolva esse tipo de negócio?

AC: A documentação pessoal e dos imóveis devem ser analisadas como em outra transação imobiliária, com prazos da troca dos imóveis e possível volta em dinheiro determinadas previamente.

GC: Qual a importância de um corretor de imóveis na realização dessa transação?

AC: O corretor deve possuir habilidade em compreender as necessidades das partes e encontrar possibilidades que se alinhem para que atenda a ambas. Fazer o levantamento minucioso de toda a documentação para que o negócio se concretize de forma segura para todos.

GC: Qual dica você daria para quem tem interesse de trocar um imóvel e busca por uma oportunidade no sistema permuta?

AC: Procurar um corretor que irá identificar o perfil do imóvel desejado, analisando todas as possibilidades de negócios, e fará uma avaliação correta dos imóveis envolvidos, que é fator determinante para satisfação dos clientes e assim, concretizar a negociação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: