Aproveitando a luz do sol

Tão importante num projeto, a iluminação natural favorece o controle da temperatura durante as estações do ano dentro do imóvel, assim como diminui o consumo de energia elétrica por meio de lâmpadas e ar condicionado. Nesta edição, o arquiteto Rodney Oliveira fala sobre pontos importantes para que o seu projeto seja bem executado e aproveite ao máximo a incidência solar num país tropical como o Brasil.

Qual a importância da iluminação natural num projeto?

Tenho muita simpatia pelos projetos que exploram a luz natural. Isso tem se tornado uma prática comum e muitos arquitetos têm priorizado a iluminação natural em seus projetos, pois, além de ter uma estética muito agradável, traz diversos benefícios, inclusive à saúde. O uso da iluminação natural nos projetos de arquitetura vai muito além da redução do consumo de energia. E essa busca tem levado aos projetos implicações importantes na forma de projetar. Proveniente do sol, que pode nos chegar diretamente pelos raios solares ou indiretamente pelo céu, pelas nuvens, pela vegetação ou mesmo pelos edifícios que nos rodeiam, é essencial para nossa vida. A luz natural é um fator importante quando se pensa em construir. Para garantir uma iluminação adequada e tornar o ambiente mais agradável, a luz natural deve ser amplamente planejada antes mesmo da concepção do projeto.

inline image 1

Quais os aspectos mais importantes na hora da concepção do projeto?

Conhecer o clima local, a insolação diária, a posição e o percurso do sol, tudo que possa influenciar a disponibilidade de luz natural. Munido dessas informações, o arquiteto poderá definir a forma, a posição, a implantação, o dimensionamento das aberturas, a disposição dos ambientes, cores, materiais e principalmente, o controle solar onde houver a necessidade de sombreamento, e o resfriamento para o conforto do usuário.

A utilização da iluminação natural inclui adequação de dimensionamento e forma das aberturas para melhor aproveitamento da luz, e fará uso de sistemas de iluminação artificial como complemento quando necessário, para obter níveis satisfatórios de iluminação para o desenvolvimento das tarefas no ambiente. Economiza energia inclusive no uso dos sistemas de condicionamento de ar para refrigeração ou aquecedores, uma vez que a luz natural é mais eficiente que a grande maioria das fontes artificiais usadas em ambientes internos.

Além de um projeto bem realizado, outras estratégias podem melhorar a penetração de luz natural nos ambientes. Brises, bandejas de luz, vidros prismáticos, geometria dos espaços e iluminação zenital, através da cobertura, são algumas delas.

inline image 3

Como os profissionais têm buscado esse aperfeiçoamento?

Alguns nomes da arquitetura fizeram, em diversas épocas, integrar a luz natural com maestria em suas obras, criando espaços harmônicos e com iluminação primorosa. Hoje, com o auxílio de softwares 3D e simuladores de iluminação, a visualização da luz natural tem contribuído nas definições nos projetos, deixando-as menos intuitivas e mais práticas.

É importante encarar a luz natural como elemento arquitetônico. A luz que realça os contornos e conduzem movimentos às estruturas estáticas. Minha preferência é a utilização de grandes vãos ou janelas em alturas diferentes para levar a iluminação natural nos pontos onde tarefas são realizadas agregando o conforto visual.

Em locais onde não é possível abrir espaço para janelas, outras soluções podem ser usadas. Num projeto em andamento, optamos em utilizar o sistema “Pipe Light” (tubo de luz) para alguns ambientes onde não houve eficiência da iluminação natural através das janelas.

O sistema consiste num tubo que conduz a luz do dia captada por lentes especiais. Os tubos são apresentados com diâmetro de 160mm a 290mm (equivalente a duas lâmpadas 100w).

aproveitando a luz do sol 33

Rodney Oliveira Arquitetura e Interiores

Rodney Oliveira é formado em arquitetura desde 2005 pelo CEUNSP. Iniciou na área como desenhista dos principais arquitetos da cidade, em 1996.

facebook.com/arquitetorodneyoliveira

instagram.com/oliveira_arquitetura

11 99950-3403

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: