Brasil terá sua primeira cidade 100% inteligente e sustentável

Croatá Laguna EcoPark é o nome da cidade a ser construída no Brasil, 100% inteligente e sustentável que será erguida no Ceará. Com apoio das companhias italianas Planeta Idea e SocialFare e da StarTAU, nome do Centro de Empreendedorismo da Universidade de Tel Aviv, em Israel, deve ser inaugurada ainda em 2017.

Deve se tornar referência para outros municípios do Brasil. Durante a primeira fase, a cidade contará com espaço residencial para 150 casas, além de um porto (que até 2025 deve ser o segundo maior do Brasil!) e áreas destinadas ao lazer, comércio, serviços públicos e indústria.

O empreendimento terá muitos benefícios, dentre eles: corredores verdes ao longo de toda a cidade; ciclovias de ponta a ponta do município; tratamento de águas residuais; aproveitamento de águas pluviais; coleta inteligente de resíduos; produção de energia solar e eólica; praças com equipamentos esportivos que geram energia por meio dos movimentos dos cidadãos; monitoramento da qualidade do ar e da água; redes inteligentes de eletricidade e água e iluminação pública inteligente. Também haverá hortas compartilhadas espalhadas por toda a cidade, trazendo saúde e economia para os habitantes.

Na era digital, a facilidade dos aplicativos estará também à serviço da comunidade. Aplicativos para serviços de mobilidade compartilhada, como carros, motos e bicicletas, assim como infraestrutura digital com wi-fi grátis para todos os moradores farão parte desse projeto maravilhoso. Por meio de um outro aplicativo também, a população poderá saber tudo o que acontece na cidade, em tempo real, que funciona como uma espécie de painel de controle do Croatá Laguna EcoPark.

Preço

Tudo isso que foi planejado, além de trazer a sustentabilidade local, promove o bem estar de seus moradores com hábitos saudáveis de vida, desde a prática de esportes, até alimentação. É a oportunidade de uma cidade toda repensar hábitos de sua rotina e viver bem em todos os aspectos. Ao contrário do que você pode estar imaginando, uma casa nesta cidade custará cerca de 24 mil reais, segundo seus idealizadores. Muito pouco para muito que oferece. E o valor pode ser pago em até 120 vezes. Esta é uma ótima alternativa para a população de baixa renda. Quem sabe a partir desta primeira, muitas outras cidades assim virão. Que esta sirva de modelo para todas as cidades brasileiras.

Fonte: The Greenest Post

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: