Casas de alto padrão em condomínios

Desta vez conversamos com as arquitetas Eneida Nascimento Coelho Mendes, 66, e Silvia Nascimento Mendes Pontes, 40. Elas são mãe e filha e proprietárias do escritório EF Arquitetura, localizado no Jardim Prudente de Moraes, em Itu. Eneida lembra que se formou na faculdade junto com seu marido, o então arquiteto Fernando Fairbanks Coelho Mendes (In memoriam: 1951-2012). Em 1976 ambos se mudaram para o município de Itu e criaram o escritório existente até hoje e que possui colaboradores nas áreas de projetos, administração das obras e financeiro.
Silvia, que afirma ter escolhido a profissão por influencia dos pais, em 2000 passou a fazer parte da EF Arquitetura e, atualmente, está no comando da filial instalada no Jardim Paulistano, em São Paulo, cidade onde reside com sua família.
Nesta edição, as arquitetas falaram sobre projetos de residências de alto padrão, localizadas em condomínios. “Isso não torna o desenvolvimento do projeto mais fácil, mas sim mais aberto, já que podemos usar os vãos livres maiores, sem a preocupação com grades. Para atendermos todas as necessidades de nossos clientes, quanto ao custo total da obra, prazo desejado e estética da casa (vão livre grande) utilizamos, na construção da casa, estrutura metálica nas áreas sociais, permitindo vão livre de 13,65 metros e estrutura tradicional na área intima e de serviços. O resultado é maravilhoso”, enfatizam.
Quando falamos em projetos residenciais de alto padrão, em condomínios, existem peculiaridades que precisam ser consideradas?
Quando falamos em alto padrão, logo imaginamos uma linda residência, com piscina, jardim, muita luz natural e vistas encantadoras. O ponto de partida sempre é o lote, com suas características naturais, visuais, topográficas e entorno. Todo condomínio tem normas de ocupação do lote com taxas e recuos obrigatórios específicos, havendo sempre a necessidade de verificação das normas antes de iniciarmos o projeto. A implantação da residência no lote deve respeitar a melhor insolação, considerando que temos espaço para isso. Como os terrenos são grandes, existe uma preocupação maior quanto a casa ser harmoniosa quando vista de todos os lados, pois nesse caso são quatro fachadas que ficam bastante expostas. Diferente das casas em terrenos pequenos, que normalmente têm apenas uma fachada visível.
Neste caso, a preocupação com a questão estética é maior do que a atenção dada às funcionalidades do imóvel?
Consideramos que um bom projeto precisa atender tanto o lado estético, quanto funcional. Valorizamos muito uma circulação e insolação correta, além de respeitar a identidade da família que irá usar a casa. Numa residência considerada luxuosa, normalmente temos espaços amplos e acabamentos com materiais nobres, então necessita de uma mão de obra qualificada para a instalação. O detalhamento de todos os revestimentos, caixilhos, iluminação é importante para garantir o resultado. Normalmente, junto com o projeto arquitetônico, trabalhamos em parceria com a decoração, paisagismo, sistemas de dados, segurança etc. O conceito de casa inteligente, visando otimizar a energia e recursos naturais, tem espaço e podemos implantar a energia fotovoltaica; captação de águas pluviais; além de toda parte tecnológica de sons e imagens.
Quais características não podem faltar nesses projetos especificamente?
Um projeto para uma residência de alto padrão precisa estar à altura. O projeto de arquitetura deve ser completo, incluindo todas as plantas necessárias para a execução (plantas, cortes, fachadas, gradis, lareiras, detalhes de pisos, perglados etc). Temos também que trabalhar com os projetos complementares: estrutura, hidráulica, elétrica, paisagismos, decoração, automação, entre outros, além da aparência e formulação do programa, definindo os ambientes sociais e de serviço na proporção correta.
Comentem sobre algum trabalho desses, realizado por vocês.
Fizemos o projeto de arquitetura e construção de uma residência moderna no Condomínio Terras de São Jose II, em Itu, para um casal jovem, onde pudemos valorizar a vista maravilhosa do terreno, deixando na área social da casa um vão livre de 13,65m. Salas são voltadas para vista e com insolação correta. Os proprietários queriam salas, cozinha, terraço e churrasqueira integrados, pois adoram receber os amigos. Eles usam bastante a casa. O projeto teve início em 2013, e a construção durou 18 meses. Eles passaram o Natal de 2014 na casa nova. O terreno tem 2.000m2. Casa com 380m2 de área construída, mais 60m2 da piscina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: