Escolha o sistema de ar condicionado ideal para seu imóvel

Para ter conforto e bem-estar na residência e no ambiente de trabalho, em qualquer estação do ano, é imprescindível a presença dos famosos aparelhos de ar condicionado. No entanto, a compra desses equipamentos deve ser feita de forma cuidadosa, sob a orientação de profissionais capacitados, garantindo qualidade, manutenção, eficiência e produtos que realmente atenderão às necessidades e expectativas do cliente e do seu imóvel.
Com o objetivo de fornecer informações importantes sobre o assunto, entrevistamos Daniella Soncine Ciampi, uma das proprietárias e diretora administrativa da Arcoserv Ar Condicionado, uma empresa que já está no mercado há mais de 21 anos e nasceu para atender a demanda e a carência no setor de ar condicionado na região, tendo sua matriz na cidade de Itu e unidade em São Paulo.
Daniella é formada em Psicologia pela Universidade Mackenzie, especialista (MBA Executivo) em Gestão Empresarial e atualmente cursando MBA em Gestão de Empresas com ênfase em Marketing pela FGV. Segundo ela, a missão da Arcoserv é buscar a satisfação de seus clientes e a excelência nos serviços prestados, sempre com muita ética, transparência, conhecimento e dedicação.
“Somos especializados na prestação de serviços de elaboração de projetos; instalação de sistemas de ar condicionado; serviços de engenharia e estudos de Retrofit; instalação de sistemas de exaustão e ventilação; instalação de sistemas de pressurização de escadas; serviços de manutenção preventiva e corretiva; venda de peças, equipamentos e assistência técnica. Utilizamos o sistema Protheus da Totvs, com módulo específico de serviços, unindo todas as rotinas do setor, o que garante relatórios e controles integrados num único sistema; histórico de atendimentos e intervenções; melhor controle dos equipamentos e atendimento personalizado. Além disso, a empresa oferece plantão técnico/telefônico para atender as emergências dos clientes de contrato de manutenção aos finais de semana e feriados. A história da família no ramo de Ar Condicionado é extensa e já está na 3° geração, vem bem antes da abertura da empresa e vem conquistando ao longo de todos esses anos uma importante carteira de clientes. Temos orgulho de fazer parte dessa trajetória”, explica Daniella.

Qual a questão mais importante na hora de escolher um sistema de ar condicionado?
Primeiramente o consumidor tem que definir qual será a utilização do equipamento, pois se for utilizar diariamente é importante que procure os equipamentos com menor consumo de energia, que são os do tipo Inverter que já fazem uso do gás ecológico e não agridem o meio ambiente. Vale ressaltar que esse tipo de equipamento ainda tem um custo de aquisição mais elevado, mas o ganho com consumo de energia e eficiência, com o tempo paga a diferença. O mais importante na hora de escolher o sistema, seja residencial ou comercial, é fazer um estudo de carga térmica para dimensionar a capacidade ideal do equipamento para o ambiente que será climatizado. A elaboração de um projeto é essencial para especificar e detalhar o escopo dos serviços que serão realizados. Dessa forma, o cliente evita desperdícios, prejuízos e consegue uma redução de custos. A parte de energia tem que estar preparada para receber o sistema que será instalado e sempre que possível a tubulação do ar condicionado deve ser executada juntamente com a obra.

Existem aparelhos específicos para residências e outros para ambientes comerciais?
Em residências o sistema mais utilizado é o Split System que são compostos por uma unidade evaporadora que climatiza o ambiente, e sua unidade condensadora que fica na parte externa, e recomendamos sempre o cliente a optar pelo inverter para economia de energia. Para residências de alto padrão o sistema mais moderno e utilizado é o VRV ou VRF Inverter (variable refrigerante flow), onde uma condensadora central comanda diversas evaporadoras, de forma inteligente, proporcionando inúmeras combinações para os mais diferentes projetos, podendo ainda ser totalmente automatizado. O sistema VRF pela sua alta tecnologia é também muito utilizado em edifícios, hospitais, industrias etc. Existem ainda outros tipos de equipamentos como Self Contained, Splitão, Chiller, que podem ser utilizados em ambientes maiores como galpões, lojas de construção, hipermercados, shoppings etc.

O que determina o tamanho ideal de um aparelho a ser adquirido?
São muitas variáveis que determinam o tamanho ideal de um aparelho e o melhor tipo de sistema a ser instalado, como: o tamanho do ambiente; quantidade de pessoas e a sua atividade; aparelhos eletrônicos; tipo de iluminação; posição do sol; janelas; tipo de pavimento; tipo de laje, entre outros. Portanto, o mais recomendado é que seja feito sempre um cálculo de carga térmica, com profissionais técnicos, para especificar corretamente a capacidade e o tipo do sistema a ser instalado.

De que forma deve ser feita a manutenção desses equipamentos?
A manutenção dos aparelhos deve ser feita pelo menos mensalmente, incluindo a limpeza dos filtros, aplicação de bactericida e controle das medições de operação, especialmente para ambientes comerciais e industriais onde a utilização do sistema é maior. Vale ressaltar que, de acordo com a nova Lei n° 13.589 de 04 de janeiro de 2018, todos os edifícios de uso público e coletivo, que possuem ar interior climatizado, devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) dos respectivos sistemas de climatização, visando a eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes. A manutenção periódica garante um ambiente mais saudável, aumento na vida útil do equipamento, menor consumo de energia e menor custo com manutenções. Além disso, os fabricantes estendem a garantia do equipamento, caso tenham um contrato de manutenção com empresa credenciada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: