Cozinha: lugar de criatividade e planejamento

Tatiana Romano, do blog “Panelaterapia”, dá dicas de como evitar desperdícios e se organizar em meio às panelas

A cozinha está longe de ser um ambiente apenas para preparo de refeições. Pelo contrário, envolve sentimentos, estratégias, reflexões e muito planejamento, principalmente para quem não quer desperdícios. De acordo com uma pesquisa aplicada pela Edelman, 61% dos brasileiros assumem descartar alimentos em perfeito estado para consumo; destes, 49% fazem isso diariamente.

Tatiana Romano, autora do blog “Panelaterapia”, reforça que se planejar antes de ir ao mercado é essencial para quem é contra compras desnecessárias. “É importante ter a consciência do que se tem na geladeira e na despensa para não adquirir itens que não são necessários. Muitas pessoas compram alimentos e não sabem como utilizá-los depois”, enfatiza, ressaltando que combinações, assim como seleção de receitas que se pretende fazer ao longo da semana, podem ser alternativas na hora de comprar um produto.

Tatiana se dedica a cozinhar, fotografar e escrever para seu blog, ações que provam que mexer com as panelas exige buscar algo novo. “Ter o desejo de reaproveitar, sem dúvida, estimula a criatividade na cozinha, porque você se permite fazer combinações novas de alimentos. Utilizar cascas e talos, que geralmente são descartados, também pode ser uma ótima alternativa”, aconselha, reforçando que, segundo a pesquisa, 81% dos brasileiros não têm inspiração na hora de cozinhar.

Ela conta, ainda, que o reinventar passou a fazer parte de sua rotina. “Como sou uma produtora de conteúdo culinário, a criatividade sempre esteve presente. Já inventei torta com pão velho, com sobras de arroz. Transformar sobras em um novo prato é algo rotineiro para mim”, revela Tatiana, que deixou a profissão de psicóloga para se dedicar à paixão pelas panelas.

Assim, ela orienta que a primeira mudança para quem deseja trabalhar o reaproveitamento é ter consciência. “Você não consegue reverter um problema se não souber que ele existe. Perceber os alimentos que você descarta e que poderiam ser utilizados é o primeiro passo.”

Para o cotidiano, Tatiana explica que a armazenagem correta aumenta consideravelmente a durabilidade do produto, principalmente em relação à geladeira. “Por exemplo, folhas verdes devem ser colocadas em caixas-plásticas com tampa, forradas com papel-toalha, para que absorvam a umidade e evitem o apodrecimento precoce.”

Já sobre os alimentos orgânicos, Tatiana ressalta que tudo pode ter uma utilidade. Se não for para alimentação, partes não aproveitáveis, como sementes e cascas, podem virar adubo através da compostagem. “Hoje, com o fácil acesso à informação, as pessoas conseguem encontrar várias receitas de reaproveitamento”, comenta.

Apesar de encarar o desperdício de alimentos como uma realidade, Tatiana acredita na mudança de comportamento, principalmente através da informação. “Acho que o primeiro passo está sendo dado. Essa pesquisa em si é um elemento de conscientização. Uma vez que as pessoas percebem esse comportamento, o primeiro passo para a mudança já está sendo dado.”

 

Tatiana Romano - Divulgação (1)
Tatiana Romano é autora do blog “Panelaterapia”

Sobre Tatiana Romano

Nascida em Presidente Prudente (SP), mas residente em Sorocaba, Tatiana Romano é autora do blog “Panelaterapia”, onde envolve um público de diferentes faixas etárias. Hoje, conta com mais de 440 mil seguidores no Instagram, mais de dois milhões no Facebook e quase um milhão no Youtube.  Do blog, surgiram três livros, sendo “Panelaterapia: Receitas para Aproveitar o Feriado” a obra mais recente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: