Mercado de coworking cresce e empresários encontram novo jeito de fazer negócios

Em 2017 o segmento movimentou R$ 127 milhões no país

 

A procura por espaços de escritórios flexíveis, os chamados coworkings, subiu 48% em 2018 no país, de acordo com o Censo Coworking Brasil. De 810 unidades em 2017, o número saltou para 1.194 em 2018, distribuídos em 169 municípios diferentes. Prova disso é que existem espaços compartilhados de todos os perfis e tamanhos.

Outra característica divulgada no mesmo levantamento é uma grande pluralização do perfil dos espaços. De acordo com a pesquisa, 75% dos estabelecimentos desse segmento são multidisciplinares.

Esse tipo de estabelecimento é a solução para o problema de muitos empresários. Um dos maiores problemas de quem trabalha em casa ou em lugares públicos é o excesso de distrações.  Já no coworking, todos geralmente estão focados em trabalhar. Entre as principais vantagens desses espaços está a divisão de experiências e recursos, a redução de custos, o networking espontâneo e a geração de negócios entre as empresas que ocupam o mesmo escritório, além de uma boa estrutura e localização.

Os benefícios para os empresários podem ir além. Pesquisas revelam que 70% dos coworkers reportaram que se sentiram mais saudável do que quando trabalhavam em um escritório tradicional. O ritmo costuma ser bem mais leve e dessa forma muitos coworkers acabam se sentindo mais dispostos e, consequentemente, mais produtivos.

Jorge Sabino, empresário do ramo de comunicação e treinamentos, começou a trabalhar em espaço compartilhado há três anos, e afirma que essa escolha foi fundamental para o início da empresa. “Na época eu não tinha condições de investir capital em um espaço físico, e o coworking possibilitou o meu empreendedorismo. A existência da empresa se deve a isso. Hoje eu tenho um espaço locado, mas ainda assim utilizo coworking para continuar alimentando o networking, que me traz muitos resultados”.

Pensando nesses benefícios, o All2gether, um coworking moderno e diferenciado, foi inaugurado em Sorocaba, oferecendo um ambiente agradável, tranquilo, bem localizado e equipado.  “A proposta é fornecer um espaço corporativo e totalmente profissional, onde a pessoa sinta-se à vontade em trazer um cliente para uma reunião, por exemplo”, conta Rodrigo Marcondes Franques, um dos sócios do coworking.

O estabelecimento de 230 m², instalado na zona Sul de Sorocaba, oferece amplo espaço compartilhado com estações de trabalho, salas individuais, sala de reunião, área de café e sala de descompressão, com sofás, pufes e TV.  Acomoda cerca de 40 pessoas e oferece, além de internet, estacionamento, segurança, armários individuais, sistema de monitoramento com câmeras, ar condicionado, cadeiras ergonômicas, impressão wi-fi e serviço de secretária. “É uma opção para quem quer reduzir custos com questões estruturais e administrativas, porém deseja continuar usufruindo de um ambiente totalmente profissional”, diz Rodrigo.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: